ELEIÇÕES 2018: Eleitor tem até dia 9 para acertar título

ELEIÇÕES 2018: Eleitor tem até dia 9 para acertar título

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

Quem for votar nas eleições de outubro e ainda têm pendências com dados cadastrais, domicílio e inscrição eleitoral (para o primeiro título) tem que correr contra o relógio. É que termina na próxima quarta-feira, 9, o prazo para que eleitores façam o alistamento (a partir dos 16 anos), alterar seus dados, inclusive nome social, por questão de gênero, ou pedir transferência de domicílio eleitoral, conforme prevê o calendário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida, que deseja solicitar sua transferência para seção com acessibilidade também deve procurar os cartórios eleitorais até quarta-feira, para efetivar o pedido.
O dia 9 de maio é, também, o último dia para que “os presos provisórios e os adolescentes internados que não possuírem inscrição eleitoral regular sejam alistados ou requeiram a regularização de sua situação para votarem nas eleições de 2018”. E quem teve o título cancelado e quer regularizá-lo também tem o mesmo prazo. Em Limeira, os cartórios eleitorais da 66ª e 399ª zonas eleitorais estarão funcionando neste final de semana em plantão especial. Neste sábado, 5, e domingo, 6, eles abrem às 9h e fecham às 17h. A partir da segunda-feira, 7, até a quarta-feira, 9, o horário de funcionamento é das 9h às 18h. O Cartório da 66ª Zona Eleitoral, fica na Rua Tiradentes, 627. E o da 399ª, atende na Rua Presidente Roselvelt, 543ª. Ambos na área central da cidade.

PRÉ-CANDIDATOS
Segundo o calendário oficial do TSE, a partir do próximo dia 15 de maio já é facultado aos pré-candidatos a arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo. Nesse sentido, de acordo com o calendário, a liberação de recursos por parte das entidades arrecadadoras, entretanto, fica condicionada ao cumprimento, pelo candidato, “do registro de sua candidatura, da obtenção do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e da abertura de conta bancária”, conforme a Lei n° 9.504/1997, artigo 22-A, § 3º, a Lei Eleitoral.
E no dia 31 de maio, o TSE divulgará, na internet, o quantitativo de eleitores por Município, para fins do cálculo do limite de gastos e do número de contratações diretas ou terceirizadas de pessoal para prestação de serviços referentes a atividades de militância e mobilização de rua nas campanhas eleitorais. A partir dessa data já será possível traçar o perfil do eleitor, por município, que votará nas eleições de outubro. Em fevereiro, a Tribuna de Limeira publicou o perfil do eleitorado limeirense, que mostrava que as mulheres eram maioria entre os eleitores e a faixa etária predominante estava entre os 45 e 59 anos, sendo a maioria composta por eleitores com ensino fundamental incompleto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*