COLETA DE LIXO:Limeira tem melhor serviço da região, mostra Indsat

COLETA DE LIXO:Limeira tem melhor serviço da região, mostra Indsat

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

O serviço de coleta de lixo de Limeira é considerado o melhor do Aglomerado Urbano de Piracicaba em comparação com outros municípios. A cidade aparece com grau de excelência, com 96% de aprovação, em pesquisa realizada pelo Indsat (Indicadores de Satisfação do Serviço Público), que leva os critérios como ótimo, bom, regular, ruim e péssimo, em avaliações com 4.800 moradores das 12 cidades do Aglomerado. Foram 400 entrevistados em Limeira, que atingiu 830 pontos, dando grau de excelência ao município. O serviço, que é realizado pela Tecipar, teve 3% de classificação como regular e apenas 1% de avaliação negativa. O perfil dos entrevistados satisfeitos registra 97% dos moradores entre 31 e 50 anos. Os dados da pesquisa foram publicados em abril, referente ao primeiro trimestre de 2018.
No ano passado, o instituto também realizou o levantamento com o mesmo universo no Aglomerado Urbano e, naquele período Limeira apresentou os mesmos 96%, mas, segundo o Indsat, a cidade recebeu 2% de ruim e péssimo, fechando com 821 pontos. As outras quatro cidades que compõem o Top 5 também conquistaram Grau de Excelência. Em Cordeirópolis, 92% dos moradores aprovaram o serviço de Coleta e o município iniciou o ano com 818 pontos. Araras obteve menos avaliações “ótimas” e registrou sete pontos a menos que a 2ª colocada. Ainda de acordo com o Instituto, Cordeirópolis aparece em segundo, com 818 pontos, Araras vem a seguir, com 811 e fecham os cinco municípios com grau de excelência nos serviços, Santa Gertrudes, com 809 e Conchal, com 808. O Aglomerado Urbano de Piracicaba é composto pelos municípios de  Araras, Capivari, Conchal, Cordeirópolis, Iracemápolis, Leme, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Rio das Pedras, Santa Gertrudes e São Pedro. Além do Aglomerado, o Indsat avalia também municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e os dez maiores do Estado de São Paulo.

METODOLOGIA
O Indsat faz suas avaliações num universo com eleitores de 16 anos ou mais nas cidades analisadas, para garantir uma margem de erro de 4,8 pontos porcentuais para mais ou par menos com variáveis controladas como sexo, idade e escolaridade, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e PNAD (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio), com adequação ao critério Indsat e nível de confiança de 95%. O objetivo, de acordo com o instituto, é identificar os índices de satisfação dos principais serviços e agentes públicos das cidades envolvidas, e todos os questionários passam por um processo de filtragem e 10% dos questionários são fiscalizados. A coleta dos dados é domiciliar, pessoal, com uso de palmtops. A pontuação final varia de 350 pontos, baixíssimo grau de satisfação e  partir de 800, que é o grau de excelência.
O Indsat foi criado em julho de 2013, de acordo com seus criadores, em meio às manifestações que ganhavam força no Brasil e que “a percepção era de que o povo estava dando um grande basta”. “Nosso objetivo é gerar conteúdos e informações sobre os principais serviços e agentes públicos dos municípios, tendo como base pesquisas de opinião, realizadas com o alto rigor metodológico exigido pelo mercado”, dizem.

Saúde, educação, transporte coletivo, geração de empregos, abastecimento de água, administração pública e outros serviços são avaliados de três em três meses, provendo assim o Indsat.

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