NOVO CDP: Inauguração é anunciada para sexta-feira, 20

NOVO CDP: Inauguração é anunciada para sexta-feira, 20

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

O Governo do Estado e a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) anunciaram, para esta sexta-feira, 20, às 10h, a inauguração do novo CDP (Centro de Detenção Provisória), localizado na Rodovia Luís Ometto (SP 306+100m), que liga Iracemápolis, Limeira e Santa Bárbara. O anúncio foi feito em convite, enviado pelo diretor técnico do CDP, Heber Anaor Janei. Em matéria publicada na edição de 17 de março, a Tribuna de Limeira trouxe a confirmação, da própria SAP, de que o novo presídio estava pronto, faltando apenas a emissão da licença ambiental para entrar em funcionamento.
A obra, como vinha mostrando a Tribuna desde 2016, sofreu vários atrasos (incêndio no canteiro de obras, chuvas e greve dos trabalhadores da empreiteira), e os prazos para sua entrega foram adiados três vezes. Os primeiros prazos foram agosto e depois dezembro daquele ano. Naquele período, a SAP alegou que o atraso ocorreu “principalmente por um incêndio no canteiro de obras em setembro, que atingiu o almoxarifado, levando a perda de grande relevância de materiais e equipamentos”. E julho, também de 2016, a obra sofreu paralisação por algumas horas após início de greve dos operários.
No ano passado, um terceiro atraso na entrega foi anunciado pela SAP, que passou de junho de 2017 para o final do mesmo ano, sem especificar o mês, em decorrência, de acordo com a secretaria, da Autorização de Intervenção em Área de Preservação Permanente da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que permitiria a execução do emissário de esgotos.
Segundo a SAP o novo CDP tem capacidade para 847 detentos. “Trata-se de uma unidade de regime fechado para presos provisórios, para atendimento regional”, disse em março a nota da assessoria de imprensa da secretaria. Já os servidores que atuarão no local, conforme mostrou a Tribuna, serão contratados mediante concurso, sendo o preenchimento de vagas no CDP realizado mediante lista prioritária de transferência entre funcionários que já atuam no sistema penitenciário. O custo total da obra, ainda conforme mostrou a SAP é de R$ 47.882.887,25.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*