INFLUENZA A E B: Vacinação começa na segunda-feira, 23

INFLUENZA A E B: Vacinação começa na segunda-feira, 23

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

Tem início nesta segunda-feira, 23, a campanha nacional de vacinação contra a influenza A (H1N1 e H3N2) e B, popularmente conhecida como gripe. Em Limeira, além do grupo prioritário, (Crianças de seis meses a cinco anos, idosos com mais de 60 anos, gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, profissionais da saúde, portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide, pessoas privadas de liberdade e adolescentes internados em instituições socioeducativas) professores e pessoas com necessidades especiais receberão a dose da vacina durante a campanha, que vai até o próximo dia primeiro de junho. O Dia D da vacinação, de acordo com o Ministério da Saúde, acontece no dia 12 de maio, um sábado. Essa é considerada a principal data para a conscientização da população, uma vez que a vacinação é feita de forma intensiva.
Segundo a coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Amélia Maria da Silva, o público prioritário esperado para a campanha é de 58 mil pessoas, com meta para vacinar 90% desse total. De acordo Amélia, o maior benefício da vacina é a prevenção de complicações pulmonares e internações hospitalares. Outro alerta é que a vacina é contraindicada para bebês menores de seis meses e para quem apresentou reações anafiláticas em aplicações anteriores ou após ingestão de ovo.
A vacina estará disponível em todos os centros de saúde com salas de vacinação, além da sede da Divisão de Vigilância Epidemiológica, que fica na Avenida Ana Carolina de Barros Levy, 650. O horário de atendimento será das 7h30 às 11h e das 12h30 às 16h. Para a vacinação, é necessário apresentar cartão de vacinação. Pessoas com doenças crônicas devem trazer a receita com indicação do medicamento do qual fazem uso ou carta médica indicando a CID (Classificação Internacional de Doenças). Informações pelo telefone 3442-5984.

EM 2017
No ano passado, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, entre as pessoas integrantes dos grupos prioritários, foram vacinados 29.595 idosos (90,7% do público alvo); 10.444 crianças (58%); 4.888 trabalhadores da saúde (77,6%); 1.581 gestantes (58,5%); 385 puérperas (86,7%). E o número total de pessoas vacinadas chegou a 49.707 pessoas, com cobertura total de 78,9%.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*