Parceria Votorantim: por gestão, programa vai a escolas

Parceria Votorantim: por gestão, programa vai a escolas

Redação
LIMEIRA
redacao@tribunadelimeira.com.br

O PVE (Parceria Votorantim pela Educação) chegou a Limeira. O programa foi anunciado na última quinta-feira, 1º, pelo prefeito Mario Botion (PSD), durante entrevista coletiva realizada na sala de reuniões do Gabinete. A parceria, com a Votorantim Cimentos, trará ao município projetos de relevância voltados à área educacional. Com duas âncoras para sua consolidação, uma delas é o apoio à gestão educacional desenvolvida pelo município e, a segunda a mobilização social. . “São ações voltadas à gestão, mas também com um olhar permanente na comunidade”, disse analista de responsabilidade social do Sudeste, da Votorantim Cimentos, Elyda Tavares.  “É uma ótima notícia para o setor educacional do município, resultado dessa parceria com esse importante grupo da iniciativa privada”, falou Botion.

Segundo Elyda, o projeto da Votorantim está completando 10 anos e são 103 municípios que estão integrados a ele. Nesta etapa, Limeira e mais três municípios do Estado de São Paulo estão celebrando agora a parceria. De acordo com Elyda, neste mês de março será desenvolvida uma primeira etapa, quando técnicos e educadores da Votorantim farão o diagnóstico da rede municipal de ensino juntamente com os técnicos da Secretaria de Educação. “Pelos contatos com o secretário, fiquei bastante impressionada com os resultados e o trabalho já desenvolvido”, lembrou.

Em Limeira, conforme foi explicado na coletiva, o PVE vai atuar diretamente em 15 escolas e suas respectivas comunidades. Porém, de acordo com o secretário de Educação, André de Francesco, esse número será multiplicado para toda a rede com a formação de mais quatro grupos que estão sendo preparados na Secretaria. “Estamos envolvidos completamente com o projeto, teremos ganhos com a capacitação e treinamento de nossos gestores e também no envolvimento e mobilização da sociedade”, afirmou. Ainda de acordo com a analista da Votorantim, o PVE está sendo consolidado para quatro anos. “Temos obtido resultados satisfatórios que refletem no aumento da nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) naqueles municípios, onde ocorre o programa”, explica.
O outro objetivo do programa é valorizar a participação comunitária. “A proposta é permitir que vários atores da sociedade passem a interagir também como educadores dos alunos daquela comunidade”, disse. E durante o primeiro ano, o PVE em Limeira reforçará a necessidade da leitura por parte dos estudantes. Trata-se de uma proposta de consolidar isso como um ganho educacional para as pessoas. Botion destacou, também, que a educação é um setor preferencial do seu governo, lembrando os investimentos que estão sendo feitos durante sua gestão. De acordo com o balanço de receitas e despesas orçamentárias em 2017, o setor recebeu a maior fatia do orçamento, 30,16%. “A exigência constitucional é que esse patamar fique em 25%”, finalizou.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*