CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018:Violência Social será discutida neste ano

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018:Violência Social será discutida neste ano

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

Na próxima quinta-feira, 15, a Diocese de Limeira lança, oficialmente, a CF (Campanha da Fraternidade) 2018, que neste ano vai debater a violência social. Com o tema Fraternidade e Superação da Violência e o lema Vós sois todos irmãos, o objetivo geral da campanha, conforme o documento da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), consultado pela Tribuna, é “construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência”. Além de mapear a violência, a CF 2018 quer colocar em evidência as iniciativas que existem no Brasil para superá-la, bem como despertar novas propostas à cultura da paz, afirma a entidade.
Segundo a CNBB, o texto base da CF 2018 mostra que a violência nunca constitui uma resposta justa. “O tema pretende considerar que a violência nunca constitui uma resposta justa. A Igreja Católica proclama, com a convicção de sua fé em Cristo e com a consciência de sua missão, que a violência é um mal, que a violência é inaceitável como solução para os problemas, que a violência não é digna do homem. A violência é mentira que se opõe à verdade de nossa fé, à verdade de nossa humanidade. A violência destrói o que ambiciona defender: a dignidade, a vida, a liberdade dos seres humanos”, diz o texto base.
A preocupação da campanha, neste ano, é com os índices de violência no país, que têm crescido consideravelmente. Por isso a CNBB escolheeu o tema da superação da violência. “Ao refletir a violência, a CF 2018 pretende ser um alerta para a sociedade brasileira”, cita o documento. Esse tema já foi discutido pela CNBB na década de 1980, ainda sob a ditadura militar e, à época, foi possível, segundo a entidade, mapear diversas formas de violência. Já o cartaz mostra um grupo de pessoas de idades e etnias diferentes, representando a multiplicidade da sociedade brasileira, que formam um círculo e unem as mãos, indicando que a superação da violência só será possível a partir da união de todos, para combater a cultura da violência e resgatar uma cultura de tolerância e de paz.

A solenidade oficial da abertura da Campanha da Fraternidade na Diocese de Limeira acontece às 14h30, na Catedral de Nossa Senhora das Dores, com a presença de autoridades religiosas, civis e a imprensa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*