Sinal analógico será desligado dia 17

Sinal analógico será desligado dia 17

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

A partir da próxima quarta-feira, 17, o sinal analógico de TV aberta será desligado definitivamente em Limeira e outras 84 cidades da região e, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) desta vez não haverá prorrogação. Até esta data, segundo a Seja Digital, que é uma instituição governamental chamada EAD (Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) e sem fins lucrativos, cerca de 90% dos domicílios já estarão aptos a receber o sinal digital. Essa projeção foi definida pelo Gired (Grupo de Implementação do processo de Redistribuição de Canais de TV e RTV), após pesquisa do Ibope, que indicava que 88% desses domicílios já estavam aptos, na primeira data de desligamento, 29 de novembro, depois prorrogada para a atual. Ainda de acordo com a Seja Digital, o “atendimento à população continua ininterruptamente e ninguém ficará a descoberto durante o processo de transição do sinal de TV.
Segundo a Seja Digital, o total de kits (antena digital, conversor e controle remoto, além dos cabos e pilhas necessários) destinados à distribuição às famílias de baixa renda atendidas pelos mais de 20 programas sociais do Governo Federal chega a cerca de 35 mil, dois quais 29,5 já foram distribuídos. “Para tanto, essas famílias devem acessar o sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para 147 e verificar se estão participando da distribuição”, explica a instituição, que continua: “caso tenham direito ao kit gratuito, basta realizar o agendamento, escolhendo data, local e horário para retirar o kit em um dos pontos disponibilizados na região”.
Após o desligamento do sinal analógico, o atendimento da Seja Digital deverá se estender por pelo menos mais 30 dias, mas a instituição alerta para que as famílias de baixa renda possam continuar assistindo à programação da TV aberta após o desligamento é de extrema importância que todos retirem e instalarem os equipamentos o quanto antes. “A recomendação é que todos estejam preparados antes da data-limite”, conclui.

PREÇO DO KIT
Para quem não se enquadra no grupo de pessoas que terá direito ao kit gratuito, a Tribuna de Limeira fez uma pesquisa e constatou que cada unidade, contendo antena externa ou interna, conversor, cabos e controle remoto, custa entre R$ 75 a R$ 199, ou até um pouco mais, dependendo do modelo e marca. Esses kits podem ser encontrados em lojas especializadas de eletrônica e assistência técnica e, também, ser encontrados em site de vendas das grande redes varejistas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*