EDITORIAL

Análise real

A redução gradativa nas ocorrências de acidentes de trabalho registrada em Limeira nos últimos três anos, como mostrou a Tribuna de Limeira em sua edição passada, é uma boa notícia. Sem dúvida coloca Limeira num patamar diferenciado, conforme explicou o sindicalista Artur Bueno Júnior, mas nem por isso a obrigação de se fazer uma reflexão sobre o tema deve ser deixada de lado. E essa reflexão passa por outra análise, também na mesma matéria, a do diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, sobre a crise econômica que o país atravessa, com a perda de postos de trabalho.
Todos sabem que a notificação de um acidente de trabalho é obrigatória e dificilmente há quem burle essa legislação (há casos, sim, de empresas que gostam de esconder), tendo em vista os problemas legais lá na frente. Avançar essa análise apenas no foco da melhoria das condições de trabalho dentro do chão de fábrica e no entorno empresarial é um erro, levando-se em conta que muitos trabalhadores já não mais frequentam esse “chão”, por que foram demitidos. E com menos trabalhadores, é verdade, as possibilidades de acidentes caem. E essa é uma certeza.
É interessante lembrar, também, que por trás desses números há, também, a conscientização dos próprios trabalhadores sobre sua saúde laboral. E partindo-se desse pressuposto, não custa avaliar como positivas as informações publicadas por esta Tribuna, e comemorar a situação. E daqui a algum tempo fazer um novo levantamento, para traçar um comparativo com os números atuais. Daí sim dá para tirar uma conclusão. E festejar. Ou não.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*