EDITORIAL

Consumo e cobrança de água

Manchete desta Tribuna da semana passada mostra que após a crise hídrica que atingiu o Estado entre os anos de 2014, 2015 e início de 2016, o consumo de água em Limeira aumentou 8,6%, segundo dados da BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de tratamento de água e esgoto na cidade. Conforme a concessionária, enquanto em 2014 eram produzidos em média 612 litros por ligação/dia, no ano passado foram 665 litros por ligação/dia. Ainda segundo a BRK, o aumento poderia estar relacionado ao fato de a população ter retomado alguns hábitos de consumo do período anterior a crise hídrica.
A matéria da Tribuna fez muitos leitores lembrarem das recentes reclamações de consumidores sobre supostos aumentos irregulares no consumo de clientes da BRK e consequente elevação nas contas de água destes imóveis. Estas reclamações chegaram a fazer com que a Câmara de Limeira criasse uma comissão para analisar os casos. A concessionária, por sua vez, prometeu realizar testes em hidrômetros de clientes que reclamaram dos aumentos.
A lembrança dos leitores do jornal é válida e coerente. Vale ressaltar, no entanto, que o aumento citado pela Tribuna na matéria da semana passada mostra a média de litros por ligação/dia em todo o município, segundo dados informados pela própria concessionária, algo diferente das reclamações dos consumidores no final de 2017, quando foram constatados aumentos significativos de consumo individuais, o que teria gerado o crescimento no valor da conta destes imóveis.
Seguindo sua linha editorial de transparência e independência, a Tribuna, com este Editorial, mostra que segue atenta ao interesse de seus leitores, principal razão de sua existência e sempre dará espaço a eles.

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