MECÂNICO: Presépio já está aberto a visitantes

MECÂNICO: Presépio já está aberto a visitantes

Danilo Janine
Limeira
danilo.janine@tribunadelimeira.com.br

O tradicional presépio mecânico da família Curcio já está aberto ao público. Ele pode ser visitado das 9h às 11h e das 14h às 18h, na Rua Bahia, 463, Vila Cristóvam, gratuitamente, até o dia 6 de janeiro de 2018 (Dia de Reis). A entrada é franca.
Segundo o aposentado Nelson Curcio, 81, ele espera que aproximadamente entre 800 e 1 mil pessoas visitem o presépio até o dia 6 de janeiro. “Um pouco mais (de visitantes) do que veio no ano passado (entre o Natal de 2016 e o Dia de Reis de 2017)”, conta. “A divulgação está maior e quem visita comenta com outros que acabam vindo”, completa.
Curcio diz também que há algumas novidades no presépio em relação a edição passada. “Todo ano, a gente acaba colocando alguma coisa diferente”, diz.
O presépio da família Curcio, montado desde 1978 (quase initerruptamente), mede 6 por 12 metros, já foi exposto em 35 cidades de três estados (São Paulo, Minas Gerais e Paraná) e a estimativa da família é que aproximadamente 2 milhões de pessoas já o tenham visto desde 2006.
Nelson Curcio, conta que a tradição começou com seu avô Vicente Curcio em 1884 e em 1906, quando da vinda da família para o Brasil, ele começou a ser montado, primeiro em Rio Claro e, posteriormente, em Limeira. “Meu avô fazia ele na Itália. Começou fazendo os bonecos de barro em uma brincadeira de criança”, explica. O aposentado diz que herdou a tradição do pai, Vicente Curcio, que montou o presépio pela primeira vez em Limeira em 1950. “Eu monto desde 1978 e hoje conto com a ajuda de meu neto”, comenta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*