JARDIM DOS JEQUITIBÁS: Moradores reclamam de escorpiões

JARDIM DOS JEQUITIBÁS: Moradores reclamam de escorpiões

Danilo Janine
Limeira
danilo.janine@tribunadelimeira.com.br

Moradores do Jardim dos Jequitibás são as mais novas vítimas de uma infestação de escorpiões. A diretora de vendas, Maria Carolina Melo, 34, lembra que nas últimas semanas encontrou três escorpiões no banheiro e no jardim de inverno de sua casa. “Um nós matamos e outros dois conseguimos colocar no vidro com álcool”, conta.
Maria, que tem bebê de nove meses, diz que já entrou em contato com a prefeitura pela Central 156 há mais de 10 dias e que foi informada que uma equipe da Divisão de Zoonoses iria até o bairro. “Disseram que viriam com urgência, mas até agora não apareceram”, lamenta. Até quarta-feira, 20, quando a equipe da Tribuna esteve no bairro, ninguém da prefeitura tinha aparecido.
O aposentado, João Batista da Silva, 68, conta que em sua casa não apareceram escorpiões porque “sempre passa veneno”, mas que já ouviu casos dos animais em casas de vizinhos. “Eles (vizinhos) já me disseram que encontraram escorpiões, sim”, lembra.
Por se tratar de um bairro novo, há muitas construções e terrenos no Jardim dos Jequitibás. “Tem muita construção aqui”, comenta Silva.
Outros vizinhos que preferiram não ter o nome revelado disseram que além de escorpiões também há ocorrências de aranhas, ratos e até carrapatos no bairro.
Em nota enviada pela Secretaria de Comunicação Social, a chefe da Divisão de Zoonoses, Pedrina Costa, afirma que realiza vistorias no local de acordo com solicitações via 156 e que nessas ocasiões são feitas orientações preventivas e corretivas em relação aos cuidados com escorpiões.
Ainda conforme a nota, de acordo com dados da Central 156, nos últimos três meses houve apenas uma reclamação de escorpião no bairro, registrada no dia 12 de dezembro, que os agentes de controle de zoonoses estiveram no local esta semana e que os trabalhos continuarão nas próximas semanas. Os agentes foram ao bairro somente na sexta-feira, 22, após a Tribuna questionar a prefeitura.
Por fim, a nota cita a importância da colaboração dos moradores com a limpeza de terrenos e construções e que cinco proprietários de terrenos foram notificados na região nos últimos três meses e outros serão nos próximos dias.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*