A importância da zona rural

A importância da zona rural

A reclamação de produtores rurais sobre a manutenção falha nas estradas rurais de Limeira, conforme mostrou matéria desta Tribuna na semana passada, deveria ser compartilhada por todos e não só por aqueles que precisam utilizar estas vias. Consumidores de muita coisa produzida por eles, nós, moradores da zona urbana, somos diretamente afetados cada vez que eles têm algum problema. Se os produtores precisam gastar com a manutenção dos veículos usados no transporte das mercadorias por problemas causados pelas estradas em má conservação ou porque gastam mais com combustível por precisarem fazer caminhos alternativos, fatalmente, este custo será repassado aos consumidores.
Vale ressaltar também que asfaltar estas vias nem sempre é a melhor solução adotada pelo Poder Público. Para que o asfaltamento funcione corretamente, seria preciso construir galerias de água pluvial, além de uma manutenção constante do asfalto, que é cara. Já a manutenção com a construção de cacimbas e cascalho, como orientam os usuários destas vias, além de mais barata se feita de forma adequada, evita a necessidade das galerias, já que a terra absorve a água da chuva.
Ocorre que além de não terem o asfalto, segundo os usuários das estradas rurais, a manutenção com cascalho não estaria ocorrendo da forma correta.
O argumento da atual gestão de falta de dinheiro para justificar as poucas vias rurais que receberão asfaltamento é válido e o prefeito deve priorizar algumas coisas. Agora, não há justificativa para a eventual manutenção falha com cascalho – algo que ocorre há anos e não é exclusividade da atual administração. A zona rural merece melhor atenção.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*