ESTACIOANAMENTO PARA IDOSO: Com 15 mil cartões, vagas são só 166

ESTACIOANAMENTO PARA IDOSO: Com 15 mil cartões, vagas são só 166

Danilo Janine
Limeira
danilo.janine@tribunadelimeira.com.br

Com 15.660 cartões especiais para estacionamento de idosos emitidos pela Prefeitura de Limeira desde 2009, quando a norma foi implantada na cidade, e somente 166 vagas especiais nas ruas cobertas pela Área Azul, segundo dados da Secretaria de Mobilidade Urbana, estacionar nestas vagas especiais segue sendo um grande desafio para os motoristas com mais de 60 anos. A falta de respeito da população ainda é o maior problema, segundo idosos ouvidos pela Tribuna. “Ninguém respeita (as vagas preferenciais). Na rua ou em estacionamentos privados, os motoristas param sem ter o cartão”, lamentou o aposentado, Paulo Bueno de Camargo, 80. “Sempre que saio, tenho dificuldade em encontrar uma vaga (para idoso) livre. E nem adianta discutir (com quem parou sem autorização)”, completou.
O também aposentado, Moacir Silva, 64, também reclamou da falta de respeito dos motoristas. “A pessoa dá uma de que não viu e para (o carro, mesmo sem autorização). Fica até difícil explicar o que pensa alguém assim”, observou, afirmando que na região central é mais difícil encontrar as vagas especiais livres em comparação com estacionamentos em locais privados.
Outro aposentado, José Maria Guimarães, 63, contou que já chegou a discutir com pessoas que não respeitam a vaga especial. “Ficou por isso, mesmo. Eles não retiram o carro e alguns até tiram sarro da sua cara”, reclamou.
Ainda conforme a Mobilidade Urbana, somente neste ano, até o dia 17 de novembro foram emitidos 2.252 novos cartões de idosos. Ano passado foram 2.496 e em 2015, 2.438.

MULTAS
Apesar das reclamações constantes dos idosos, a ocorrência de multas de motoristas que estacionam nestas vagas especiais sem o cartão do idoso, tem registrado queda nos dois últimos anos. Novamente conforme informou a Secretaria de Mobilidade Urbana, até o dia 17 de novembro foram 707 multas aplicadas, contra 717 no ano passado e 1.756 em 2015. “Basta dar uma volta na praça (Toledo Barros) para encontrar carros sem o cartão parados nas vagas para idosos. Se eles (agentes de trânsito) quisessem, multariam muitos motoristas todos os dias”, opinou Guimarães.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*