CNH SUSPENSA EM LIMEIRA: Neste ano 2.301 já perderam habilitação

CNH SUSPENSA EM LIMEIRA: Neste ano 2.301 já perderam habilitação

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

O prazo mínimo de suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) agora é de seis meses e não mais 30 dias. A nova regra passou a vigorar no último dia 1º e passa a valer para os que completarem 12 meses com 20 pontos ou mais na carteira, após mudanças na legislação que alterou o CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Segundo o Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), pelo último relatório do órgão, nos nove primeiros meses do ano, ou seja, até setembro, 2.301 CNHs foram suspensas em Limeira. Em todo o ano passado foram 2.644, enquanto que em 2015, as suspensões atingiram 2.418 limeirenses.
Ainda conforme o Detran-SP, as multas aplicadas pelo órgão, por meio da PM (Polícia Militar), quase sempre dependem de abordagem do motorista e têm caráter administrativo. “O Detran-SP fiscaliza, por exemplo, a validade de documentos de porte obrigatório (licenciamento anual do veículo e CNH), condições do veículo, embriaguez ao volante e participação em racha”, informou à Tribuna, através da assessoria de imprensa. Entre os tipos de multas computadas pelo Detran-SP a motoristas de Limeira, a maioria é referente à falta de registro do veículo no prazo legal de 30 dias, que não é feito e soma 1.741 infrações, seguida por condução de veículo não registrado, 798, e dirigir veículo sem possuir CNH ou PPD (Permissão para Dirigir), com 595 infrações.
As demais infrações registradas que entram na pontuação para suspensão da CNH são falta do cinto segurança (489), dirigir com fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora (462), dirigir segurando telefone celular (461), permitir posse/condução do veículo à pessoa sem CNH ou PPD (384), conduzir o veículo em mau estado de conservação (297), dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança (254) e dirigir com validade da CNH ou PPD vencidos há mais de 30 dias (201). Ainda de acordo com o Detran-SP, o tempo máximo de suspensão continua sendo de 12 meses.
Motoristas reincidentes na perda da CNH no período de um ano receberão a pena mínima de oito meses. Atualmente, nesses casos, é de seis meses. Já o tempo máximo permanece em 24 meses e quem for notificado por acumular infrações antes de 1º de novembro de 2016, ainda receberá penalidade de acordo com a regra anterior, partindo de um mês de suspensão, explicou o departamento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*