OUTUBRO ROSA: Superação na luta contra o câncer de mama

OUTUBRO ROSA: Superação na luta contra o câncer de mama

Danilo Janine
Limeira
danilo.janine@tribunadelimeira.com.br

No mês escolhido para conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Tribuna de Limeira conta a história de duas mulheres que venceram a batalha contra a doença.
A professora, Patrícia Aparecida Silva Lemes, 45, descobriu que estava com câncer de mama em dezembro de 2015 após fazer uma mamografia. Já no início de 2016, ela passou por cirurgia e começou o tratamento. “O pior momento foi durante a quimio (quimioterapia). Você precisa estar bem para conseguir vencer a doença”, conta ela, que em fevereiro deste ano foi diagnosticada como livre do câncer e agora está em acompanhamento para ver se ele volta.
Patrícia é só elogios à equipe da Alicc (Associação Limeirense de Cuidado e Carinho) e aos profissionais do COL (Centro de Oncologia de Limeira) na Santa Casa. “Fui muito bem tratada por todos. É um pessoal muito humano”, afirma.
Outra vitoriosa – como são chamadas as mulheres que vencem o luta contra o câncer na Alicc – a vendedora, Simone Moraes, 43, está livre da doença desde janeiro deste ano. “Não tinha o hábito de fazer o exame e resolvi fazer uma mamografia porque um dos meus seios estava diferente”, diz, lembrando que receber o diagnóstico positivo foi muito difícil para ela. “Logo após (o diagnóstico) fui operada e comecei a rádio e quimioterapia”.
Para as mulheres que passam pelo mesmo problema, Simone diz que o mais importante é não perder a fé e sempre pensar positivo. “A palavra câncer é pesada, mas com os recursos de hoje e o tratamento correto é possível vencê-lo”, cita.
Não existem dados oficiais sobre o câncer em Limeira. Somente atendidos pela Alicc somam 1.820 pessoas desde 1998. Já os casos de mulheres com câncer de mama que recebem ou receberam algum suporte da entidade totalizam 825.
Segundo a Alicc, o Inca (Instituto Nacional de Câncer) possui informações estaduais e nacionais e a promessa é que o instituto iniciou uma contagem em alguns municípios e que, em breve, terá números oficiais de Limeira.
O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*