LIMEIRA: 52 dias sem chuva

LIMEIRA: 52 dias sem chuva

Danilo Janine
Limeira
danilo.janine@tribunadelimeira.com.br

Sem chuvas há 52 dias, Limeira pode ultrapassar dois meses inteiros sem qualquer tipo de precipitação, segundo a meteorologista do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, Ana Ávila. “Estamos sem previsão de chuvas próximas. Pode ser que ocorra um pouco de chuva no dia 10, mas é bom deixar claro que em pouco volume”, observa.
Segundo ela, o último registro de chuva na região foi em 14 de junho. “Passamos por um período de predomínio de uma massa de ar seco”, comenta, alertando sobre a baixa umidade relativa do ar. “Estamos em estado de atenção (quando a umidade atinge 30%), mas recentemente já estivemos em estado de alerta (umidade com 20% ou menos)”, completa, lembrando que última vez que região viveu situação parecida foi em 2008.

NATUREZA
Professor da FT-Unicamp, Hiroshi Paulo Yoshizane cita que historicamente, a região já viveu estiagens de até três meses inteiros e que neste ano, a seca está “regularizada”. “Ela é ruim para a atividade humana, mas é importante lembrar que também serve como uma controladora ambiental. “Nesta época do ano, algumas plantas e árvores nativas entram em dormência e perdem as folhas, que voltam com o retorno das chuvas, na primavera. Sem ela (seca), todo esse processo é prejudicado”, explica. “Até para a agricultura ela (seca), desde que não muito prolongada, é importante”, completa.

Vazão média no Jaguari está normal, diz BRK

A falta de chuva, que há 52 dias não é registrada em Limeira, não afetou o abastecimento na cidade. Segundo a BRK Ambiental, empresa responsável pela distribuição de água e tratamento de esgoto no município, a vazão média do Rio Jaguari, principal manancial usado na captação de água pela concessionária, tem mantido uma vazão média entre 12 m³/s (metros cúbicos por segundo) e 15m³/s, “considerada normal para este período do ano”, o que não afeta o abastecimento.
Apesar da cidade não registrar chuva desde 14 de junho, a BRK Ambiental informou, através de nota enviada por sua assessoria de imprensa, que no ponto de captação no Rio Jaguari, na zona rural de Limeira, foram registradas chuvas nos dias 13 de junho (7 mm) e no dia 20 do mês passado (2 mm).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*