CAMINHOS DO SUS: Centro de Ciências recebe exposição

CAMINHOS DO SUS: Centro de Ciências recebe exposição

Redação
LIMEIRA
redacao@tribunadelimeira.com.br

Mostrar de forma crítica, lúdica e interativa o SUS (Sistema Único de Saúde), narrando suas conquistas e perspectivas. Esse é o objetivo da exposição Pelos Caminhos do SUS, aberta no último dia 4, no Centro de Ciências Professor Osvaldo Roberto Leite, que poderá ser visitada até julho de 2018. A iniciativa é do Museu da Vida e Fundação Oswaldo Cruz, com apoio da Secretaria de Cultura. A atividade aborda ainda os desafios existentes na busca pela saúde pública de qualidade no Brasil. Nesta temporada, a exposição convida o visitante a participar de reflexões e debates em torno do SUS. Para isso, utiliza a linguagem urbana e elementos de construção civil fazendo alusão a um sistema ainda em construção.
Segundo a pedagoga que compõe a equipe educativa do Museu da Vida, Carmen Evelyn Rodrigues Mourão, a exposição deve levar a população a conhecer o Sistema Único de Saúde em todos os seus aspectos, sendo eles negativos ou positivos. De acordo com ela, 80% da população brasileira têm baixa renda, o que torna o SUS essencial. “A exposição tem a missão de esclarecer a todos quais são os seus direitos, para que possam lutar para a melhoria e a permanência deste sistema tão importante. O SUS vai além da doença e tratamento, existem questões de prevenção e acompanhamento dos casos”, disse.
Instituído pela Constituição Federal de 1988, o SUS tem se adaptado e acompanhado as evoluções da ciência. Responsável pela itinerância de exposições do Museu da Vida, Miliana Fernandes comentou que ela possibilita “apresentar um conteúdo de qualidade de forma lúdica, interativa e que comunique com todos os públicos, de diferentes linguagens a fim de alcançar mais pessoas, propiciando a reflexão e o diálogo”.
A exposição é gratuita e voltada para pessoas a partir dos 12 anos. As visitas acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. O Centro de Ciências fica no Parque Cidade. Agendamentos e informações pelo telefone 3444-7893 ou pelo e-mail centrodeciencias@limeira.sp.gov.br.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*