GÁS ENCANADO: Arsesp define reajuste em tarifas

GÁS ENCANADO: Arsesp define reajuste em tarifas

As tarifas da Comgás (Companhia de Gás de São Paulo) serão reajustadas, de acordo com deliberação da Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo)  publicada na quarta-feira, 31 de maio, no Diário Oficial do Estado.
A decisão reajusta as margens em 2,55%, correspondente à aplicação do IGP-M (3,37%) e do Fator X de Eficiência (- 0,82%)  e atualiza o custo de gás para os todos os segmentos de consumo (residencial, comercial, industrial e GNV entre outros).
Os percentuais de variação nas tarifas são distintos, conforme o segmento de mercado e o volume de consumo. No segmento residencial, a variação é entre 2,6% a 7,8%. Para os comércios, a variação é de 6,1% a 11,8%. Na indústria, as variações são entre 11,8% e 18,9%. Já a variação das tarifas do GNV (Gás Natural Veicular), aplicado para as postos de combustíveis, será de 6,3%.
O ajuste determinado pela Arsesp é resultado do alinhamento do custo de gás, que acompanha os aumentos do petróleo, que é a base para os preços do gás natural. Estes reajustes ocorrem depois de duas reduções consecutivas das tarifas da Comgás, ocorridas em maio e outubro de 2016.
Em maio de 2016, houve redução de mais de 20% para o segmento industrial. Em outubro, ocorreu outra redução, da ordem de 10%. As tarifas atuais para o segmento industrial, mesmo com este reajuste, são 14% menores que as vigentes em maio de 2015 (todas as variações considerando o consumo acima de 1 milhão m3/mês).
A Comgás conta com 1,7 milhão de clientes, segundo dados divulgados em abril no balanço trimestral. São 1.667.998 clientes residenciais, 15.811 comerciais, 1.160 industriais, 26 projetos de cogeração e 271 postos de combustíveis com GNV.
As tabelas completas com as novas tarifas estão disponíveis para consulta nos sites da Arsesp (www.arsesp.sp.gov.br) e da Comgás (www.comgas.com.br/tarifas).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*