Exemplo prático

Exemplo prático

A Tribuna de Limeira publica, nesta edição, um balanço de atendimentos do Poupatempo estadual no município, aqui instalado desde outubro de 2014. Mais que os números, que são expressivos, embora menores do que nas unidades de cidades vizinhas e de porte semelhante, é preciso retratar o funcionamento do órgão e as facilidades que ele trouxe aos cidadãos, quando envolve a emissão de documentos. Na mesma proporção de atendimento rápido, eficiente e atestado por todos aqueles que já precisaram de seus serviços, é preciso enaltecer o interesse que o Poupatempo demonstra com a opinião pública, na prestação de contas de seus serviços.
Ao pautar esta matéria, publicada à página 5, a reportagem encontrou extrema facilidade nos contatos com os setores competentes do órgão, para que pudesse disponibilizar os dados solicitados, dando respaldo ao seu conteúdo. As portas do Poupatempo se abriram, como o resultado da agilidade impressionante, que o próprio serviço traz aos cidadãos. O que prova que a transparência é importante na prestação de contas à opinião pública. E que esse intercâmbio entre o órgão e a mídia só traz benefícios.
Não há, portanto, a partir desta matéria, nada que separe os interesses públicos de órgãos governamentais, da opinião pública. Se essa facilidade e presteza no atendimento a uma demanda jornalística fosse seguida por outros órgãos públicos, que muitas vezes procuram dificultar a apuração de fatos, também de interesse público, para não afetar o poder político que o envolve, a comunicação seria muito mais fácil. Se o Poupatempo dispõe dessa agilidade e atenção, por que outros órgãos do governo estadual também não podem agir da mesma forma? Que isso sirva de exemplo dessa convivência, cujo objetivo é o mais nobre possível: levar informação correta à população sem a intervenção de interesses políticos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*