Difundir a técnica de fotografias pinhole, que são imagens obtidas em dispositivos adaptados como câmeras, que não utilizam lentes. Esse é o tema da mostra que teve início na sexta-feira, 9, no Espaço Cultural Engep, cujos trabalhos são o resultado de um registro fotográfico desenvolvido elo fotógrafo Edu de Paula com os alunos do Colégio Acadêmico COC de Limeira. A atividade serve também como comemoração aos 160 anos de fundação da Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte e Assumpção. Os trabalhos fazem parte do projeto Roda de Memórias (Memórias do Largo da Boa Morte) da Academia Limeirense de Letras.
A técnica pinhole consiste em confeccionar câmeras fotográficas, utilizando-se de latas de alumínio, nete caso latas de lei em pó, papel fotográfico e fita adesiva. As imagens são capturadas através de material sensível a luz. As câmeras foram preparadas por estudantes do 9º ano do ensino fundamental, durante uma oficina realizada há duas semanas no Acadêmico.
Posteriormente, os estudantes tiveram uma aula de campo onde retrataram a história do templo religioso. A meta é desenvolver o lado artístico e cultural de cada participante.
Edu de Paula realiza oficinas com a técnica pinhole há mais de 15 anos e é a primeira que vez que ministra esse curso no Colégio COC Acadêmico. Segundo ele, o interesse dos alunos e a qualidade dos materiais após a revelação o deixaram impressionado. Os trabalhos foram coordenados pelas professoras Lizete Brugnaro Grolla Pittia, Maria Eloisa de Oliveira Rossi, ambas da Academia Limeirense de Letras, e pelo próprio fotógrafo, acompanhados pelas diretoras do colégio Ezilda Di Giorno Bueno e Telma Ciarrocchi de Guido. A mostra segue até o dia 30 de julho, aberta ao público das 9h às 18h, de segunda à sexta-feira. O Espaço Cultural Engep fica na Rua Boa Morte, 118, Centro. Informações 3441-1600.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*