A Câmara de Cordeirópolis recebe, desde quarta-feira, 10, a exposição itinerante Porta, Porteira e Portão: Modos de “Falarrr” e Costumes do “Interiorrr”. A mostra é realizada por meio do Edital de Difusão de Acervos Museológicos do ProAC (Programa de Ação Cultural), do governo do Estado. As visitas gratuitas seguem até 16 de junho.
A exposição inaugura o Espaço Artístico Cultural da Câmara, que está em novo prédio há três meses. O encerramento da mostra coincide com o aniversário de 69 anos da cidade.
Porta, Porteira e Portão reúne painéis, placas interativas e objetos que abordam temas como música, literatura, religião, festas, culinária e folclore, com a intenção de resgatar o estilo de vida no interior e demonstrar que a cultura caipira se reinventou com o passar dos anos. A curadoria é assinada pelo museólogo Rodrigo Santos e pela historiadora Renata Gava, da Engenho Cultural Assessoria e Consultoria.
O museólogo lembra que a mostra quebra estigmas da cultura caipira e reforça a sua importância. “Muitas pessoas que moram hoje na cidade grande nasceram na roça e vieram para a cidade, com o êxodo rural. A exposição permite relembrar a forma como viviam nossos avós, tios e pais, além da nossa própria infância. Ela desperta o orgulho caipira, tão forte no interior do Estado e ainda presente em todo o país”, diz.
Para Renata Gava, os objetos selecionados também permitem que o público mais jovem entre em contato com a história. “Para muitas pessoas, é difícil imaginar que décadas atrás se usava pilão de madeira e moedor de manivela para o preparo dos alimentos e, ainda, as roupas eram passadas com ferro a brasa. O nosso trabalho é o de recuperar e difundir a memória, a identidade e a história do povo caipira e da sua cultura”, conta.

SERVIÇO
Exposição Porta, Porteira e Portão
Quando: de 10 de maio a 16 de junho.
Onde: Câmara de Cordeirópolis (Rua Carlos Gomes, 999, Jardim Jaffet).
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Entrada gratuita.
Informações e agendamentos para visitas em grupo: (19) 3546-9090.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*