Feirantes de Limeira querem criar uma feira livre noturna na cidade. A ideia, segundo a presidente da Asfel (Associação dos Feirantes de Limeira), Vanusa de Oliveira Silva, é que a feira ocorra as sextas-feiras, das 15h às 21h. Ainda segundo Vanusa, as conversas com a prefeitura começaram no governo anterior e já ocorreram também com a administração Mário Botion (PSD). “Estamos conversando (com a prefeitura) e a ideia é que o projeto saia do papel ainda este ano”, comenta.
A presidente da Asfel cita que projetos semelhantes em cidades da região têm mostrado bons resultados. “A ideia é fazer mais que uma feira. É criar um ponto de encontro para a população com os feirantes tradicionais, ambulantes e food trucks”, observa.
Ainda conforme Vanusa, locais que poderiam receber a feira já estão sendo discutidos. “Poderia ser no novo parque (Bosque Maria Thereza, no antigo zoológico). Também sugerimos a Rua Alferes Franco (na altura do Asilo João Kühl Filho, próximo ao Cemitério Saudades 2)”, conta.
Diretor do Departamento de Extensão Rural, Dirceu Brasil Vieira confirma o interesse dos feirantes e que reuniões ocorreram, mas lembra que não há prazo para que o projeto saia do papel. “Na gestão anterior (Paulo Hadich – PSB) foi negado. Eles já fizeram uma reunião com o novo governo, mas não há como definirmos prazos para isso. A questão principal é o local (que receberia a feira)”, explica.
Segundo Vieira, chegou a ser comentado que a Avenida Maestro Xixirri, que já recebe uma feira livre aos domingos, poderia receber e feira noturna. “A decisão cabe ao prefeito. Ele irá ouvir outras secretarias que seriam envolvidas e ver todas as condições necessárias para que a feira seja realizada”, fala, lembrando, mais uma vez, que não há prazo para que o projeto seja executado.

54 ANOS
As feiras livres em Limeira completaram 54 anos de atuação no mês passado. Atualmente, a cidade conta com 94 feirantes cadastrados na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, que podem atuar em 21 feiras livres na cidade, que acontecem de terça a domingo.
Após quedas consecutivas no número de feirantes cadastrados em Limeira entre 2013 (110), 2014 (95) e 2015 (84), o total de profissionais voltou a crescer em 2016 (100). Neste ano, até agora, são 94 feirantes cadastrados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*