A 27a edição da Via Sacra será levada à zona rural de Limeira, numa prática de descentralização das atividades culturais no município, adotada pela Secretaria de Cultura. A Maior História de Todos os Tempos Contada pelo Povo de Limeira, conforme ficou conhecida, será apresentada na Comunidade de São Francisco de Assis, nos Frades. A apresentação acontece no dia 9 de abril, às 10h30, logo após a missa especial do Domingo de Ramos, celebrada pelo padre José Valter Rossini, prevista para começar às 9h30.
Segundo o prefeito Mário Botion (PSD), os desafios na área da cultura, de levar cada vez mais atividades artísticas aos bairros, sem ignorar uma programação ativa na área central, como o Teatro Vitória, é uma das preocupações. “Vamos buscar, nesta gestão, fortalecer iniciativas assim”, declarou.
Para o secretário de Cultura, José Farid Zaine, a ideia de levar esse espetáculo à área rural surgiu após a confirmação da participação do grupo Nascente, um dos núcleos de descentralização de cultura existentes em Limeira, na Comunidade de São Francisco de Assis.
Cerca de 20 moradores dos Frades toparam participar da Via Sacra. Os ensaios entram, agora, em sua reta final. Distribuições de falas e personagens já acontecem e, nos próximos dias, ocorre a gravação das falas. Atrizes e atores que interpretarão Jesus, Maria, Herodes, Salomé, João Batista e Judas já foram definidos no ensaio que aconteceu no último domingo, 5.
Para quem tem interesse em participar, ainda dá tempo. As inscrições são feitas durante os ensaios às quartas, das 19h às 21h, no Centro Cultural Coronel Flamínio (Museu) e aos domingos, das 15h às 18h, no Palacete Levy. Além da apresentação do dia 9 de abril, a Via Sacra será encenada na Gruta da Praça Toledo Barros nos dias 14 e 15 de abril, às 20h.