Fora de Expediente

Fora de Expediente

Antonio Claudio Bontorim
Danilo Janine
LIMEIRA
redacao@tribunadelimeira.com.br

Na corda toda
Os novatos na vereança estão tinindo. “Nos trinques”, como diria aquele personagem de novela. Pelo menos estão aproveitando o mel inicial do cargo no sentido de mostrar serviço. E isso é um bom sinal.

Se arrebentar…
Agora é esperar o tempo passar e ver a reação de cada um deles (dos novatos, é lógico) assim que começarem as sessões na Câmara. Se esse início se refletir no trabalho legislativo, ótimo. Espera-se que não fiquem sem gás após essa correria inicial.

De olho neles
Só uma lembrança: a função precípua de um vereador é a fiscalização do Poder Executivo, além de propor normas legais, desde que não interfiram no orçamento público. Ou seja, o vereador não tem poder de mandar fazer, de querer fazer qualquer outra ação correlata. Ele pode indicar, requerer, solicitar…

Padrão global
Entra ano, sai ano; entra administração, sai administração e a mania de posar para fotos, apontando um lugar no horizonte foi assimilada pelos políticos. Prefeitos e vereadores adoram aparecer em fotos indicando determinado alvo.

É muito cedo
Já tem bate-cabeça na administração municipal. Isso não pode acontecer em início de mandato. Principalmente, quando o início está bem no início mesmo.

Está na ostra
Nada como o ostracismo para acalmar os ânimos. Cada um no seu quadrado.

Vida que segue
Assim é e assim deve ser. Sempre. O resto é “discurso flácido para acalentar bovinos”. Que todos conhecem muito bem no popular: conversa mole pra boi dormir.

Pressão interna
O prefeito Mário Botion (PSD) estaria sofrendo certa pressão por parte de alguns secretários para nomeações de pessoas de confiança. Uns mais, outros menos, é claro.

Vetos
 O prefeito, tentando manter seu discurso de campanha de corte de comissionados, estaria vetando muitos nomes.

Continuam lá
Ainda falando sobre comissionados, é curioso como alguns cargos, entre eles de diretores, seguem ocupados por aliados do ex-prefeito Paulo Hadich (PSB).

Vão pedir para sair?
Muitos deles, críticos vorazes do atual governo. A dúvida é: se o governo é tão ruim, qual o motivo destas pessoas continuarem ocupando estes cargos?

Encontro
Representantes da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) se encontraram com Botion e com o secretário de Educação, André Luiz Francesco, na manhã de quarta-feira, 18, no Edifício Prada.

Representantes
Além do vice-presidente estadual da Apeoesp Fábio de Moraes, do coordenador Edivaldo Mendes e da secretária geral Evanilde Albers Maduro, a ex-vereadora, Professora Érika Moraes (PT), que é conselheira do sindicato, também participou da reunião.

Valorização da classe
Na pauta do encontro estava, entre outros assuntos, a valorização dos professores municipais e a campanha salarial da classe.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*