Promessas

Promessas

Em sua última edição, a Tribuna de Limeira mostrou que o velho problema de furtos e roubos no entorno do campus da FCA-Unicamp, no Jardim Morro Azul, voltou a atormentar alunos, funcionários da universidade e a população que vive na região – esquecida há décadas pelo Poder Público. Reuniões entre forças de segurança (PM, GCM, Polícia Civil), alunos e representantes da Unicamp voltaram a acontecer visando solucionar o problema. O protesto dos estudantes, que cobram um aumento do policiamento na região é válido. Assim como a orientação das polícias Civil e Militar, bem como da Guarda Civil Municipal, para que alunos vítimas de roubos ou furtos registrem o boletim de ocorrência, para que, através de estatísticas, eles saibam onde e em quais horários devem reforçar o patrulhamento.
Vale ressaltar que o problema na região vai muito além do aumento das rondas policiais. Como citado acima, a área sempre recebeu pouco investimento do Poder Público e o próprio entorno do campus da FCA-Unicamp é um exemplo disto.
Quando a Universidade de Campinas começou a construção do novo campus, uma espécie de acordo, assumido entre a administração municipal e a direção da universidade, pregava que para que a Unicamp seguisse com a ampliação do novo campus, a prefeitura deveria investir em infraestrutura na região, em especial no entorno do campus, o que nunca foi feito. Tudo isso, antes de qualquer crise. Antes do governo do Estado diminuir a verba extra enviada a universidade (e não cumprir o que tinha prometido), que seria usada exatamente para dar prosseguimento a ampliação do campus.
Voltando a falar de investimentos no entorno da universidade, somente agora – curiosamente em um ano eleitoral – é que a prefeitura começou a duplicar trecho da Rua Pedro Zaccaria e da Via Francisco D’Andréa (Anel Viário – único trecho ainda não duplicado), ambos ao lado da universidade. E só.
E enquanto prefeitura e governo do Estado não cumprem seu papel, quem perde são milhares de estudantes que poderiam ser beneficiados com a ampliação do número de vagas oferecidas pela FCA-Unicamp, além de Limeira, é claro, que, mais uma vez, fica a ver navios.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*