A verdade vem à tona

A verdade vem à tona

A falta de materiais básicos como papel sulfite, impressoras, copos plásticos para água e café, e até papel higiênico nas escolas estaduais em Limeira, conforme mostrou a Tribuna de Limeira, não é um problema exclusivo de nossa cidade. O Jornal da EPTV, da afiliada da Rede Globo, EPTV Campinas, mostrou na segunda-feira, 4, que pais de alunos de escolas estaduais de Piracicaba protestaram devido a falta destes mesmos materiais nas unidades de ensino daquele município.  Reportagem que dá ainda mais peso a manchete deste jornal.
Não bastasse isso, a tentativa da Secretaria de Educação do Estado de desmentir a denúncia da Tribuna, alegando que precisaria do nome das escolas com problemas para checar a informação, mostra o quanto o Poder Público tem dificuldade em receber a aceitar críticas. Prova disso foi a maneira como o Estado lidou com o questionamento da Tribuna de Limeira sobre o não pagamento do bônus aos professores e funcionários da rede estadual de educação. Um dia após negar a denúncia desta Tribuna, o governo paulista anunciou que não pagaria o bônus. Pressionado pela classe, voltou atrás e justificou que após uma enquete com a categoria, resolveu pagar a bonificação.
Vale ressaltar que esta falta de transparência e dificuldade em assimilar críticas não é uma exclusividade do governo Geraldo Alckmin (PSDB). Dos municípios a União, nossos governantes – e aqueles que os assessoram – se consideram acima de todos e com justificativas pífias, tentam desqualificar o trabalho da imprensa.
A história mostra a importância de um jornalismo isento e transparente, que dá voz a população e cobra o Poder Público.
Com aproximadamente quatro meses de vida, a Tribuna de Limeira cumpre sua função de denunciar irregularidades na administração pública. O tom crítico e de denúncia, sempre dando voz a população, continuará, não importando quem esteja no poder.
Este é o papel do jornalismo: mostrar os fatos como eles realmente são, doa a quem doer. Isso, sem deixar de lado um de seus papeis que é o de formador de opinião.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*